Tão importante quanto fazer as aulas, a metodologia e a dedicação utilizada para o aprendizado de novo idioma são os 3 pontos fundamentais para não esquecer quando for decidir seu método. Escolher o método pelo preço é uma das estatísticas de como não aprender inglês. Então o mais caro é o melhor? Isso não é verdade. Me acompanhe por este texto para eu te mostrar o caminho que eu passei, e não quero que você passe.
Vamos lá?
Cada escola possui sua própria forma de ensinar, com materiais e práticas próprias, profissionais que atuam na linha pré-definida pela instituição.
Conhecer a verdade sobre as escolas de idiomas é a melhor forma de evitar cair nas armadilhas. Essa lição deve ser feita antes do ato da matrícula para evitar o clássico…
“Como não aprender inglês”.
Conheça e entenda como funcionam os principais métodos de ensino e identifique qual o ideal para seu próprio aprendizado, aprenda inglês definitivo e se torne fluente com facilidade, sem perder tempo e dinheiro.
Métodos de ensino
Existem diversos métodos de ensino que podem ser adotados pelos profissionais que atuam com idiomas. É importante o aluno conhece-los, pois essa metodologia definirá todo o conteúdo a ser ensinado, a forma de ser trabalhada dentro e fora da sala, os materiais didáticos, atividades a ser desenvolvidas e interferem diretamente no tempo de curso e resultado final. Veja o Último Guia Comparativo entre os melhores cursos de inglês dentre as escolas físicas mais procuradas do Brasil.
A metodologia tradicional é a mais conhecida.
Ela é focada no sistema de memorização com ênfase na gramática e tradução. Esses cursos costumam demorar muitos anos para acabar, sendo que muitos alunos sentem-se presos no sistema de apenas decorar-repetir os ensinamentos. Foi o que aconteceu comigo durante meu processo de aprendizagem, que me indignou quando descobri que existia um método mais inteligente..
Na metodologia de conversação não tem foco, estando ele na escrita e leitura.
Metodologia Direta
Buscando amenizar esse último item, surgiu a metodologia direta. Nesse sistema, é abolido o idioma nato do estudante e do professor, sendo que as aulas são todas focadas no novo idioma. São utilizados outros recursos como figuras, sons, etc para assimilação do conhecimento e prática, contudo não aprender inglês com a conversação ainda não tem grande foco para aprender inglês.
Resumindo, esta opção é a de não aprender inglês com foco na comunicação.
Finalmente um Método voltado a Comunicação
A conversação começa a se destacar a partir da criação do método áudio-oral ou audiolingual. O foco está no conhecimento através de audição e repetição, estudando-se a língua com exemplos mais práticos e menos restritivos. A metodologia funciona, contudo se estagna a partir de um certo domínio da língua, pela ausência de novos exemplos que ensinem a gramática, por exemplo.
Ainda pode melhorar
A metodologia audiovisual coloca um passo a mais de igualdade e facilidade de aprendizado entre professores e alunos. Os alunos agora contam com novos recursos e exercícios que unem os sentidos, o visual e o auditivo, para assimilação mais fácil dos ensinamentos.
Liberdade de Escolha
Por fim, existem escolas que adotam a metodologia comunicativa, ou seja, que prioriza a comunicação entre alunos e professores. São utilizados vários sentidos, de forma que o aprendizado seja nato e espontâneo.
Essa metodologia dá maior responsável e oportunidade para o aluno, que assume maior compromisso e costuma se destacar com maior facilidade.
Qual a melhor metodologia?
Escolas de inglês tradicional seguem os princípios de repetição. A conversação é a última etapa do aprendizado e são utilizados diversos recursos para memorização. O aluno fica preso ao conteúdo programático do curso, que é bastante longo.
Em contrapartida existem cursos que adotam outras metodologias. É notável a maior facilidade de aprendizado quando o aluno envolve-se em um ambiente onde existe a tradução e sim a assimilação e aprendizado da nova língua. Esses cursos costumam ser mais rápidos.
Conclusão
Escolher a melhor metodologia depende do perfil de cada aluno. Contudo é comprovado que é possível aprender inglês com rapidez e eficiência se o aluno for exposto a uma metodologia que prioriza a comunicação no idioma estrangeiro, posteriormente a leitura e escrita.
Nos dias atuais, a conversação é indispensável para quem quer ter domínio de uma nova língua, em especial o inglês.
Se você acha que inglês tradicional dentro da escola não faz sentido para você, você vai querer ler o artigo “Posso aprender inglês sozinho?”
Alguma dúvida que eu deixei passar de Como não aprender inglês? Eu vou responder.
Claro que não de um momento para outro, mas sempre respondo.