As pessoas com quem eu converso que querem aprender um idioma novo normalmente ficam na dúvida de qual método de inglês para principiantes escolher e me perguntam o que eu acho a respeito.
Além dos cursos disponíveis, hoje em dia temos diversos professores particulares. Por algum motivo tenho notado uma tendência maior por parte das mulheres em preferir tentar aprender numa escola ou com professor particular. Acontece com amigos também.
O argumento mais comum é que não conseguem aprender na frente da tela de um computador.
Se este for seu motivo também, continue acompanhando meu blog para detalhes em como hackear a língua com o skype e o italki e deixar de lado essa preferência que custa mais caro e para muitos o preço pode ser um motivo de deixar para depois…
Continue lendo porque eu sempre recomendo tentar aprender como autodidata que é aprender a falar inglês por conta própria como este artigo.
Professor Particular X Cursinho X Autodidatismo
A escolha por um professor particular é atrativa devido ao fato de que o aluno não precisa se deslocar até o local da aula, na maioria das vezes tem o horário flexível e o rendimento supostamente seria melhor, visto que a atenção do professor é voltada apenas para você.
Porém contratar um professor particular acaba sendo mais desvantajoso do que vantajoso. Principalmente se você conseguir sozinho o mesmo foco nos estudos que consegue dentro de uma sala de aula, na sua casa.
Metodologia
É claro que um roteiro lógico deve ser seguido. E aí vem a primeira dificuldade para quem quer aprender sozinho. Por onde começar?
Comprar um livro de inglês, baixar um aplicativo para iniciantes no celular ou até mesmo usar um tradutor para ajudar é válido, mas escolher e seguir pelo menos um método (não necessariamente utilizando as unidades de aprendizado da mesma forma) é primordial.
Uma boa opção são cursos online gratuitos, que dão uma boa base e contém testes, como o Rosetta Stone ou o site Live Mocha, por exemplo. Eu indico Duolingo.
Se as matérias estiverem muito fáceis, você vai passando pra frente. No momento em que tiver alguma dificuldade, é hora de rever o conteúdo.
Foco
Metodologia escolhida, ferramentas de apoio definidas e nivelamento feito, chegamos no item principal para quem quer aprender inglês para principais por conta própria: foco.
Estudar (e aprender) por conta própria exige um alto nível de disciplina e organização para se controlar os estudos. Na verdade, o que vai definir se o seu aprendizado será eficaz é a sua capacidade de focar no assunto.
Independentemente de ser numa escola, cursinho, com professor particular ou sozinho, o que vai tornar o seu inglês fluente é o seu comprometimento com os estudos.
Inglês para Principiantes
Ou seja, além de sair bem mais barato, a sua força de vontade para começar a conversar (raciocinando em inglês) com um nativo é o que vai determinar a duração do seu “curso”.
Com o andar da carruagem você mesmo vai reconhecer que está tendo resultados positivos, e a mudança drástica na metodologia usual da maioria (cursinhos ou professores particulares) para um aprendizado individual, com foco no objetivo principal, será bem-sucedida.
Lembre-se que abrir mão do que te levou até um ponto não é sinal de falta de consideração, e sim uma maneira de evitar que você retroceda pelo mesmo caminho.
Queime a ponte
Foi o que fez Hernando Cortes, conquistador espanhol que tomou as terras mexicanas do povo asteca. Diante de uma tentativa de desistência de seus comandados, liderados por dois capitães de outros de seus navios que queriam fazer o grupo não prosseguir na jornada, Cortes mandou queimar os navios na baía, para que não houvesse meios para voltar.
Chamou toda sua tropa e mostrou, que os navios pegaram fogo, “agora para voltar somente é possível se ganharmos a guerra”. Consegue imaginar a energia desses guerreiros agora?
Isso também é conhecido por “queimar a ponte” de forma que só olhar para frente é uma opção.
O que quero dizer é que a guinada no seu aprendizado do inglês deve ser tomada sem se olhar para os anos perdidos com o mesmo tipo de aula, de professores e de “the book is on the table”.
Resolver e colocar em prática o costume de estudar e aprender sozinho é o que você necessita para num futuro nada distante estar falando inglês fluente. Se você elimina todas as possibilidades extras, e tem foco na em fazer o método de inglês para principiantes, o resto é irrelevante.