Imagine a seguinte situação: você tem um encontro em sua empresa com os diretores internacionais e terá de fazer falar inglês fluente em um discurso onde todos estarão prestando a atenção em você.
Ou você está partindo para aquela viagem para Miami e terá fazer aquelas perguntas básicas para o atendente da loja.
Na primeira situação você estudou inglês na escola, fez um curso de inglês mas ainda assim está levando uma “colinha” (não para ler na frente de todos, mas para a sua segurança), na segunda você só gravou as palavras chaves, afinal, você é o cliente o vendedor que se esforce para te entender.
Mas eis que sai tudo errado, no dia da apresentação ao invés de um simples discurso você terá de apresentar o departamento ao colegas expatriados, ou as palavras chaves simplesmente não cabem naquele contexto.
Deu branco, amnésia, mico ou o inglês simplesmente fugiu de sua mente quando você mais precisava e menos esperava. Saiba que estas e outras saias justas são possíveis de serem evitadas.
O primeiro passo para Falar Inglês Fluente
Tenha em mente que você não precisa saber tudo e a princípio você não tem de falar um inglês perfeito, todos sabem que você é um estrangeiro e que está aprendendo e terão paciência em te ouvir. Por esta razão é que as crianças se dão muito bem neste aspecto, pois não estão preocupadas com o julgamento das pessoas diante de seu inglês.
Portanto quando for se expressar em inglês antes de tudo mantenha calma, outra dica muito importante ao perceber que falou errado num discurso, não volte, não se corrija (pois isso só o deixará mais nervoso e você pode se perder em sua fala por puro nervosismo).
Siga em frente, concentre-se em seu discurso, quanto maior a sua concentração melhor será o seu resultado.
Feito isso, lembra-se que a sua postura também conta muito na hora em que for se expressar, não se curve, não fale olhando para baixo, olhe firmemente para quem o discurso é destinado.
Ao fazer você transmite confiança na mensagem que está passando, deste modo caso você cometa algum errinho de gramática ele poderá passar batido, pois a linguagem corporal conta muito neste aspecto, principalmente se o inglês tiver de ser utilizado em um ambiente corporativo.
E se mesmo assim você não lembrar daquilo que tem de falar:
Neste caso tudo irá depender da situação em que você se encontra, caso esteja num ambiente corporativo, você pode levar uma pauta com os tópicos que serão abordados em sua apresentação, caso tenha de recorrer a pauta, não demonstre desespero, aja naturalmente (mantenha a calma) e olha rapidamente para os tópicos, uma rápida olhada será suficiente para “clarear” a sua mente.
“Para garantir que você esteja no “piloto automático”, desde o começo da aprendizagem do inglês busque falar sempre
Veja como fazer isso com aulas via skype muito baratas com professores nativos. “
Já numa situação de viagem a cola também é bem vinda e o melhor é que neste caso não há a necessidade de disfarçar, outra dica também para quem irá viajar é tentar aprender a dizer a mesma coisas de várias maneiras mais simples, ou até mesmo em último caso você pode recorrer aos gestos (mas utilize somente em situações de “branco total”, retome imediatamente a comunicação após ambas as partes terem se entendido).
Mais do que isso a melhor maneira de enfrentar o esquecimento é deixar o nervosismo de lado e perder o medo.
Saiba que mesmo pessoas que falam inglês fluente as vezes esquecem também o que iriam dizer (e que isso também ocorre em nossa língua mãe), ou seja, você terá muitos esquecimentos, mas você também pode aprender muito com eles, afinal é errando que se aprende a falar inglês fluente.
Veja o artigo que eu falo para você aprender inglês rápido e se passar por um nativo.