Existe um quadro Europeu, onde é comum usar como referência para o estudo de línguas fora do país. E qual é o primeiro passo? Como Aprender inglês fácil?
Saber onde quer chegar é o primeiro passo para aprender rápido. Esse guia é usado para descrever alguns objetivos que os estudantes almejam alcançar na língua estrangeira. E na Europa esse quadro possui algumas diferenças entre o quadro brasileiro.
As divisões do idioma
No quadro Europeu, os conhecimentos são divididos em 3 categorias com 2 subdivisões cada, assim como o do Brasil, veja em quadro para facilitar o entendimento.
O quadro do Brasil | O quadro Europeu |
A – Falante básico A1 Iniciante A2 BásicoB – Falante independente B1 Intermediário B2 Usuário independente C – Falante proficiente C1 Proficiência operativa eficaz C2 Domínio pleno |
A – Utilizador básico A1 Iniciante A2 BásicoB – Utilizador independente B1 Intermediário B2 Independente C – Utilizador avançado C1 Fluente eficaz C2 Fluente estruturado |
Podemos considerá-los a mesma coisa.
Resumindo, A, B, C sendo iniciante intermediário e avançado, e 1 e 2 os níveis dentro de cada uma (inferior e superior).. Sendo A2 um iniciante superior e C1 um avançado inferior.
Depois falar que não precisa se preocupar, isso pode tomar 3 ou 4 meses dependendo do esforço do aluno.
Esse tipo de nivelamento é muito útil para denominar o seu nível dentro do idioma, e cada nível tem um objetivo diferente, mas não se preocupe pensando que para passar por esses níveis leva muito tempo.
Nós programamos um método como aprender inglês fácil para chegar de 3 a 6 meses você chegar no B2. Que é o nível que a maioria das pessoas precisam estar para ter uma conversa normal a qual tem todos os dias aqui no Brasil. Ou seja, nós somos B2 na maioria dos nossos dias falando português.
Cada nível exige uma qualificação diferente, superior a anterior, e todas elas possuem habilidades de progressão diferentes.
Nível | Descrição |
A1 | Nesse nível é possível usar expressões do dia a dia, frases básicas que possam satisfazer necessidades concretas. É possível se apresentar e responder algumas perguntas simples, como: detalhes da vida, onde mora, coisas que possui etc. Ainda pode-se interagir de forma simples com pessoas nativas que falem devagar, que estejam dispostas a ajudar. |
A2 | Aqui já é possível compreender frases que estejam relacionadas a família do aluno, informações pessoas, compras, emprego, geografia local, etc. Comunicar-se de maneira simples em situações onde a troca de informações sejam curtas e precisas. Podendo também descrever superficialmente ambiente, lugar onde vive, necessidades e conhecimentos. |
B1 | O usuário passa a entender melhor os principais assuntos do dia a dia, coisas de trabalho, lazer, escola. Consegue lidar com cotidiano no país de origem da língua. Consegue escrever, textos simples de interesse familiar e também descreve idéias, sonhos, experiências, etc. |
B2 | Já entende idéias principais em textos mais complexos tratando de temas abstratos e concretos inclusive de caráter técnico. Interage com nativos em um grau de fluência suficiente e fala com mais naturalidade. Produz textos mais claros sobre diversos temas, defende pontos de vista e também indica vantagens e desvantagens de temas em gerais. |
C1 | Aqui o aluno já compreende uma variedade de textos extensos e bem mais amplos, que exigem certo nível de entendimento, reconhece os sentidos e as idéias nele implícitas. Se expressa fluentemente e de forma espontânea. Já usa o idioma para fins sociais, profissionais e acadêmicos, produzindo textos claros e bem estruturados, com temas complexos, mostrando boa organização e coesão do texto. Entende um filme completo sem legendas. |
C2 | Capaz de compreender tudo que ouve e lê. Consegue reconstruir informações e argumentos de diversas fontes, tanto em língua falada quanto escrita. Pode expressar-se de forma espontânea e com grande fluência, com um grau de precisão que lhe permite diferenciar significados em situações mais complexas. |
Ben Affleck ensinando Entonações
Veja o vídeo do Ben Affleck com a Ellen DeGeneres, mesmo que você não entenda inglês veja o sotaque que eles falam a partir dos 0:19 segundos. Veja como é fácil aprender copiar um sotaque.
Qualquer pessoa ao redor do mundo tem seu sotaque quando vai falar inglês. Um sotaque nativo Italiano, Jamaicano, Russo. Até mesmo sotaque entre cidades como acontece aqui no Brasil e o Marcelo Adnet faz muito bem essa diferença no vídeo abaixo.
Marcelo Adnet mostrando a diferença do sotaque.
Perder sotaque não é fácil. Continue lendo para saber como chegar a seu próximo nível C1 e C2.
Como definir um nativo?
Como define quem é um nativo? Pela roupa ou sotaque? Tudo conta.
Nativo é todo aquele que nasce, procede e é natural de um determinado lugar. Nacional, que não é estrangeiro. Quando aprendemos um novo idioma, a grande maioria tem um sotaque diferente na hora de falar. Isso acontece porque não estamos habituados com a língua ou porque a aprendemos já na vida adulta e para melhorar a pronúncia o contato com o novo idioma deve ser constante e ainda assim isso pode levar algum tempo.
Mas isso não é sinal de que você não fale bem o inglês. O sotaque está relacionado a entonação e modulação da voz que é influenciada por determinadas localidades. Esses padrões caracterizam uma melodia e um ritmo diferenciado na fala de pessoas que não vivem nessas mesmas regiões.
Para perder o sotaque e falar o mais parecido com um nativo, primeiramente você deve observar bastante para ver como eles se expressam, tente reproduzir os sons e a entonação da melhor forma possível e o mais parecido com eles, interessante pensar como se fosse uma música e aprender fica fácil..
Isso ajuda o cérebro a memorizar mais fácil. Fale devagar prestando bastante atenção a sonoridade e tenha paciência, com o tempo o progresso será notado. Mas lembre, não é porque você tem sotaque que não fala bem o inglês!
Para perder o sotaque leia a categoria “Inglês Avançado” do blog aqui na direita. Veja a dica mais importante para evoluir sua fluência com Aulas De Conversação Em Ingles Via Skype Muito Baratas!.
Dica Garantida “Como Aprender Inglês Fácil” e se parecer como um Nativo
Um outro ponto importante quando se quer parecer com um nativo, é adaptar-se a cultura local. Podemos deixar um pouco de lado as roupas que estamos acostumados a usar e entrar na onda das pessoas que moram na região. Dessa forma deixamos um pouco de ser turistas e conseguimos interagir melhor.
Pode ajudar até na hora de trabalhar a língua com a fluência.
Aposte nessa dica.
Tem algum dica para se tornar nativo? Como está sendo para você.