Existe a possibilidade de aprender línguas de várias formas, uma delas é em salas de aula nas escolas de idiomas e outra forma é aprender inglês sozinho com ajuda da internet, usando o método autodidata.
Muitas pessoas acreditam que quem é autodidata nasce assim, sendo assim uma forma de comportamento nato ou super-poderes, e não aprendido. Se você sente dificuldades em aprender algo sozinho, então é provável que você não seja um autodidata. Será?
Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender as coisas sozinhas do que outras. No caso de estudar outro idioma, é necessário estudar um pouco sozinho, mesmo que você faça aulas em escola com professores e tudo o mais
Todos que estudam sozinhos em algum momento da vida sem auxilio de um professor podem adquirir características autodidatas sozinhas.
O que define isso é o ritmo de cada um, prestar atenção na dificuldade, corrigir sempre os erros, e praticar sempre. Isso serve pra qualquer coisa que você pretende aprender sozinho. E com o inglês não é diferente.
Criando a Própria Metodologia
Quando estudamos sozinhos podemos criar a nossa própria metodologia, e estudar isso de forma natural de acordo com o seu próprio progresso. Detectar falhas e dificuldades ajudam a direcionar melhor os estudos, portanto é preciso estar de olho nesses detalhes.
Esse ponto é o que pode tornar um estudo com professor ou alunos irritantes, pois quem é autodidata ou já está acostumado a estudar por esse método não necessita de orientação, esses alunos se auto-orientam.
Para aprender inglês sozinho, ler e escrever, falar ou entender é algo muito individual, e é necessário que você estude bastante.
Independente de você ser autodidata ou não. Todos têm dificuldades, principalmente na fluência de um idioma diferente, alguns enfrentam dificuldades pra falar, outros pra entender e isso vai de cada um e se resolve com muito estudo e dedicação.
Aplicativos x Livros
Sendo assim, para aprender inglês sozinho você precisa ter material e isso você pode tanto encontrar na internet, como em mídias, que podem te ajudar bastante também. Alguns outros materiais que podem te ajudar também são:
- Um dicionário (qualquer um que tenha inglês-português ou português-inglês.
- Guias de viagens (eles ajudam bastante, mesmo que com frases bobinhas e vocábulo básico eles mostram dicas muito bacanas de pronúncia).
- App Duolingo – Como aprender inglês com aplicativos.
- Skype – Como aprender inglês com skype muito barato.
Veja comparativo entre aplicativos.
A partir dos seus horários livres, monte uma rotina de estudos e tenha dedicação. Caso fique alguma dúvida volte e refaça a lição e os exercícios até que aprenda. Não adianta passar a diante com dúvidas só para terminar o livro ou o nível que estiver estudando só por passar, o importante é aprender, pense sempre isso.
Material Complementar
É válido estar sempre em contato com material extra, aposte em jornais (New York Times na App Store), revistas, livros, músicas, filmes e séries, o bom é que existem muitas opções para te ajudar a aprender, e você pode escolher o que você gosta e até mudar de mídia pra não ficar entediado.
Sempre que possível tente falar em inglês, mesmo que sozinho. Se conhecer alguém que já seja fluente aproveite e peça ajuda, turistas ou pessoas de intercâmbio também podem ajudar bastante, ofereça ajuda e tente falar o máximo que puder.
Existem na internet muitas ferramentas de qualidade pra se estudar. Vários sites proporcionam aulas gratuitas do básico até níveis mais avançados que são de grande valia. Sem contar que através desses sites você pode ter contato com outras pessoas que estejam aprendendo o inglês, ou que sejam nativas em inglês e estejam aprendendo o português. É uma troca de conhecimento grande e ainda pode te levar a fazer várias amizades.
Esse post te deu ideias? Qual método você escolheu para aprender inglês sozinho? Me conte para eu melhorar sempre este artigo.