A música é uma das ferramentas mais incríveis para se aprender várias coisas. Se você parar pra pensar e observar uma música, além dela funcionar como forma de entretenimento ela também é ótima para passar informações, ensinar e melhor ainda para aprender inglês cantando. Isso mesmo.
A música pode ser um dos melhores caminhos para aprender inglês sozinho.
Muitas pessoas já usam esse método, acreditando ser uma das maneiras mais eficientes para aprender a falar e ouvir melhor o idioma. Em vários artigos e blogs você vai encontrar muitas pessoas usando esse método.
Diferente dos métodos tradicionais de escolas e cursos online para aprender inglês, a música pode ser um aliado muito mais rápido, fácil e divertido. Música requer dedicação e força de vontade assim como qualquer outro método para estudar. Aqui vão algumas dicas para te ajudar melhor a aprender inglês cantando.
Vagalume
O Vagalume lançou um joguinho há pouco tempo para completar os espaços vazios da sua música favorita, que me deixou com inveja. Veja o post que eu falei do Vagalume.
Quando eu fazia inglês na escola, eu esperava muito por raros dias (1 ou 2 músicas por semestre) pelo dia de música. Hoje é possível escutar quantas músicas quiser com este jogo e ainda tem filtro por as mais tocadas, pontuação e tudo mais.
Ouvir em primeiro lugar
Um dos grandes diferenciais que a música nos proporciona na hora de aprender um novo idioma é que treinamos os nossos ouvidos, nosso cérebro consegue processar as sensações que ela nos transmite e ainda aprendermos várias palavras.
Escolha sempre músicas que você goste ou tenha algum interesse em aprender a letra, ou o significado. Ouça várias vezes, com bastante atenção e tente transcrevê-la. Pause a música e volte. Não precisa ter pressa, esse processo é bastante eficiente para conhecer novas palavras e expressões além de desenvolver o lado do Listening e Writing.
Ler a letra
Esse é um exercício bastante interessante e mais uma vez agrega muitas palavras para o vocabulário. Ouça uma música que você goste, e depois leia a letra, fazendo uma lista com as palavras que você não conhece, ou não sabe o significado. Esse exercício vai treinar o seu reading e ainda o writing.
Além de aguçar a curiosidade, isso ensina a não ter preguiça de procurar o que não sabe e a obter novas informações.
Traduza
Sem a ajuda da internet traduza a música depois de ouvi-la. Use um dicionário ou até alguma ferramenta online de tradução, mas tente fazer isso palavra por palavra, para que você também treine a interpretação das frases. Geralmente a tradução das músicas não é levada ao pé da letra, elas são interpretadas e muitas vezes algumas palavras levam outro significado.
Feito isso pesquise pela tradução na internet e faça uma breve correção, fique tranqüilo se tiver alguns erros. Comece a treinar e verá uma grande evolução nas suas traduções.
Cante junto
Depois de estudar bastante, cante junto com a música. Tente pronunciar de forma correta e divertir-se também é importante. Essa atividade ajuda a treinar o speaking.
Vocabulário
Letras de músicas são esquecidas bem rápidas. Mas veja bem, se você aprender uma música nova por semana, durante um ano inteiro seriam 52 novas músicas e palavras novas. Vale a pena sempre que aprender uma música nova, não deixar de praticá-la.
Pronúncia para aprender inglês cantando
Quando aprendemos a cantar alguma música em inglês, também aprendemos a falar melhor, como alguns nativos. O ritmo das músicas nos ajudar a melhorar a pronuncia naturalmente, fluência, entonação, etc.
Ajuda com a gramática
Esse é outro ponto positivo, você vai observar alguns pontos interessantes de gramática nas letras das músicas, não se deve deixar isso passar em branco. Sempre que tiver alguma dúvida é importante pesquisar e sanar essas dificuldades.
Colocação
A colocação este relacionada a localização das palavras, no quesito cultural, ou seja o que soa mais natural para os nativos. Esse tipo de colocação possui mais lógica, e é uma coisa muito difícil para os professores ensinarem, isso só é adquirido muitas vezes com o tempo, depois que já temos contato com o idioma.
Músicas costumam retratar histórias, e essas histórias nos ensinam colocação de forma correta, depois de escutar a música várias vezes nós incorporamos o jeito de falar no nosso próprio linguajar.
Repita
Repita essas atividades sempre que possível, tirando sempre o máximo proveito delas.
Dá pra aprender inglês ouvindo músicas, é um processo divertido, natural e bastante agradável, pode ajudar a dar uma aliviada dos estudos normais em apostilas e livros, que muitas vezes podem ser cansativos.
Lembre-se que para aprender inglês cantando é necessário todas as dicas e principalmente cantar junto, para eliminar as amarras do medo de falar errado.