É possível sim. Eu aprendi ouvindo musicas dos mais ritmos variados. O aprendizado de um novo idioma é como qualquer outra atividade que fazemos ou conhecimento que queremos obter: algumas pessoas têm mais facilidade, outras menos.
Apesar disso, todos os alunos e estudantes de inglês concordam em uma coisa: as músicas ajudam e muito no aprendizado.
“Em breve colocarei uma lista de 100 músicas para aprender inglês”
Quem nunca achou que soubesse a letra de uma música, em português ou inglês, e ao ver a letra original se espantou por ter cantado errado a vida toda?
Ler a letra da música antes ou depois de conhecê-la ajuda e muito a treinar a escuta, e consequentemente, a conversação em inglês.
O problema é que esse é um recurso que poucos cursinhos e professores particulares utilizam, ou utilizam muito pouco, e que pode ser de grande ajuda para quem tenta aprender inglês sozinho.
Para Aprender Inglês com Música, Qual Estilo Devo Escolher?
É claro que algumas observações devem ser levadas em consideração, como a escolha das músicas por exemplo.
Lembre-se que o objetivo é treinar e aprender a escutar e entender palavras em inglês, e por mais que você goste de rap, hip hop ou um heavy metal, esses estilos de música não te ajudarão a alcançar seu objetivo. Nada contra os estilos, mas a pronuncia se perde na velocidade da voz dos cantores nesses estilos.
Não é necessário escutar músicas demasiadamente lentas, mas os ritmos mais rápidos são difíceis de entender e o rap e hip hop utilizam muitas gírias, abreviações e junções de palavras, o que, para um estudante de nível básico ou intermediário, ainda não é interessante.
Sem falar que o heavy metal, até para pessoas fluentes no inglês, às vezes (ou muitas vezes) é difícil de entender a letra (ou os gritos).
Por outro lado, existem algumas bandas com letras bem fáceis para aprender inglês com música, e que podem servir de referência para aqueles que não sabem por onde começar ou quais músicas escolher.
As bandas preferidas, das pesquisas que eu fiz, para utilizar as músicas no aprendizado são U2, Coldplay, RadioHead, Aerosmith, Katy Perry, Jason Mraz, Bruno Mars e Sublime.
Esta última tem algumas músicas que, mesmo num ritmo mais rápido, são fáceis de entender, e muito boas!
Google, Youtube, Facebook, Sites De Cifras…
Outra boa opção para auxiliar nesse aprendizado é o “Inglês com música”, (infelizmente) extinto programa da TV Cultura, com várias opções de bandas e ritmos diferentes, acompanhadas de letras e vídeo clipes originais como o vídeo abaixo:
Black Eyed Peas : I Gotta a Feeling
Alguns sites como o:
- Cifras.com.br
- Letras.com.br
- Vagalume
também trazem diversas músicas, organizadas em ordem alfabética, tanto pelo nome da banda ou músico quanto pelos títulos das próprias canções, sempre acompanhadas das letras originais lado a lado com as traduções e na maior parte das músicas com os clipes já legendados em português.
O Vagalume ainda tem um novo método de aprender inglês com exercícios de completar a música que eu falo mais no artigo Como aprender inglês com música e jogos.
Filmes e Seriados
Os seus estudos podem ser auxiliados ainda mais com outras opções disponíveis na internet, na TV por assinatura e até mesmo na TV aberta.
Vários filmes e seriados, assim como a música, trazem um inglês bem fácil de entender e que nos divertem tanto quanto a música, enquanto aprendemos.
Os melhores filmes para quem está começando a tentar entender o inglês sem a ajuda de legendas são os de animação.
Assim como os seriados de comédia, o inglês utilizado neles são extremamente fáceis de se entender. Para quem já está num nível mais avançado, é possível usar os filmes com o áudio original e legenda em português nas seguintes formas:
Filmes e Seriados [Para Inglês Intermediário e Avançado]
- Os filmes da TV aberta contam com a famosa “tecla SAP”
- DVDs
- Apple TV
- Popcorn Time (não vou entrar no mérito de pirataria ou não, só estou mostrando informações)
- Torrents (eu não baixo torrent, mas é uma opção se te interessar).
E aí, o que achou das dicas para aprender inglês com música?
Seu comentário vai fazer este artigo evoluir. Aguardo seu comentário.