Vejo pessoas falando que ainda não sabem falar inglês e precisam fazer um intercâmbio para se tornar fluente na conversação em inglês. Minha resposta é simples: Leia meu blog.
Sabia que nos Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Inglaterra… Nenhum desses países tem uma energia diferente do Brasil que te faça aprender melhor?
Claro que estar exposto a uma língua por todos os lados vai permitir você mais oportunidades de conversação. Certo?
Tenho amigos que foram para o japão por 4 anos, e voltaram falando algumas poucas palavras. Um deles ficou trabalhando a maioria das horas e começou a namorar uma brasileira nas horas vagas.
E aí, até quando vai pensar que o intercâmbio é a solução? Eu garanto que existe uma técnica MUITO mais barata e mais produtiva.
Vantagens
Há alguns anos atrás falar inglês era um diferencial, hoje o domínio do idioma virou uma obrigação para qualquer profissional ou até mesmo um mero viajante que queira se conectar com o mundo. Para isso é necessário que o medo seja deixado de lado de modo que gradativamente o aluno se sinta seguro e permita que a comunicação flua desde o começo.
A rapidez com que a internet nos conecta com o outro lado do mundo também exige de quem estuda a língua certa agilidade para se comunicar num segundo idioma (qualquer que seja), e é realmente através dela que tem se desenvolvido os métodos mais eficazes de aprendizado.
Aprender inglês via Skype, é uma metodologia pratica que se adequa ao cotidiano do profissional de hoje, pois, diferente das aulas presenciais o fato de o profissional estar viajando a trabalho não o impede de cancelar suas aulas, algo que por vezes torna-se um desestímulo para os alunos com a agenda repleta de compromissos.
Sim, a aula via Skype tem a facilidade de poder acompanhar o aluno de onde quer que ele esteja, e o mais importante é fazer aulas de conversação desde o início com professores nativos.
Minha História
Veja a minha história como eu aprendi inglês de forma demorada para você não copiar o método tradicional.
Aulas focadas na conversação em inglês
Além disso, as aulas virtuais quase sempre serão individuais, o que não só favorece aqueles alunos com receio de se expressar mal no idioma inglês frente aos demais colegas como também possibilita que o estudante personalize sua aula conforme o seu ritmo e interesse na conversação em inglês.
Uma das maiores vantagens das aulas via Skype é o foco na conversação, a aula via Skype permite que o aluno seja constantemente incitado a se comunicar com o professor, este que, pode ser um instrutor nativo credenciado tanto pela certificação do TOEFL como do IELTS, este profissional pode ser também ao mesmo tempo um residente tanto dos EUA como da Inglaterra, possibilitando que o aluno tenha uma aula semelhante a um curso no exterior sem sair de casa por um valor bem mais acessível.
Não conhece ninguém nesses países?
Estes profissionais da língua inglesa podem ser encontrados em sites como o Italki, Englishtown ou pelo Fiverr.
Para isto, basta que o interessado se registre ou pelo perfil do Facebook ou por seu endereço de e-mail, tendo a sua disposição professores nativos de todas as partes do mundo que estarão dispostos não só a ensinar a língua de um modo descontraído, mas também em realizar um intercâmbio de informações culturais que torna a comunicação muito mais atrativa por um preço muito baixo (U$ 5 dólares por 30 minutos. Ainda melhor, encontrando alguém que queira aprender português, o preço se paga com sua boa vontade de ensinar também).
Dica para usar bem o skype
Ainda assim para tornar o estudo ainda mais enriquecedor é necessário que o aluno crie uma lista no word de frases comuns para servir como “cola” enquanto bate um papo com o professor sem medo de dar branco.
Conteúdo complementar
Para complementar o estudo, leve o uso do inglês para além das aulas via Skype. Uma boa alternativa pode ser através de grupos de estudos de língua inglesa no Facebook onde é possível interagir tanto com falantes nativos como com outros estudantes estrangeiros.
Trata-se de uma experiência enriquecedora onde todos os membros do grupo compartilham do mesmo objetivo, o de comunicar-se com segurança em outro idioma, possibilitando o estudante a conhecer os diversos outros sotaques em inglês (algo que somos continuamente confrontados no mundo profissional globalizado e que as escolas de idiomas pouco expõem).
Não esqueça de afiar seu inglês de vez em quando
Volte ao skype com uma frequência, para ajustar o sotaque e entonações. Seu professor vai te dar toques para isso.
Fluência é se comunicar na escala social.
Fazer amigos ao redor do mundo é a forma mais prática e divertida de se aprender um novo idioma, pois podemos nos comunicar com os nossos amigos a qualquer momento sobre os mais diversos assuntos do nosso interesse, o que não nos limita a melhorar apenas a nossa conversação (caso o contato seja por Skype) mas pode também ser uma boa tática para um melhor domínio da leitura e da escrita, caso a conversação se dê por aplicativos como o Whatsapp ou pelo Viber.
Apesar das amizades internacionais serem um grande aliado do aprendizado, elas não devem substituir o profissional online capacitado a instruir o alunos, devem sim ser utilizadas como um recurso que venha não só a somar às aulas como também despertar o interesse e reconhecer sua importância.
Para o Modo Avançado
Se você já falar inglês, você pode melhorar sua pronúncia e entonações nas frases.
A nossa entonação é diferente das dos americanos, dependendo do que você está falando por exemplo:
- Are you crazy?
- You are crazy.
Veja que a entonação do final da frase muda, e fica claro para um americano que você é estrangeiro.
Escolha um assunto e fale sobre este assunto com seu professor skype, peça que ele verifique sua entonação e pronúncia.
Dica Avançada
Copie como um papagaio a forma que eles falam. Utilize jornais de TV para copiar.
NBC, New York Times e veja esse artigo para ter fontes gratuitas para evoluir sua fluência na conversação em inglês.
E aí, gostou da dica? Deixe um comentário sobre esse artigo. Seu silêncio não permite eu evoluir o conteúdo deste artigo.